Activos VEGA

Morgado de Arge

Um novo conceito de turismo sustentável no Algarve, entre o mar de Portimão e a Serra de Monchique.

 
 
 

O projeto que se apresenta para o Núcleo de Desenvolvimento Económico (NDE) do Morgado de Arge é, no seu conjunto, de natureza predominantemente turística, com atividades complementares associadas de distinta natureza, e o seu caráter inovador resulta de uma identidade marcadamente rural que o distingue dos demais projetos nesta área, quer na Região do Algarve, quer no País.

Ativo
Morgado de Arge
Localização
Portimão
Projecto
Resort de Natureza integrado por atividades complementares geradoras de procura turística
Área Total
1.450ha
Área a Urbanizar:
135ha
Estado:
Elaboração de Plano de Pormenor
Sobre o projeto

Desenvolvimento sustentável em harmonia com a envolvente natural.

O projeto implementa-se na propriedade do Morgado de Arge com uma área total de 1450 hectares, no município de Portimão, entre o rio Arade e a ribeira da Boina.

O projeto prevê a criação de resort de natureza alicerçado num conjunto diversificado de usos:

Empreendimentos turísticos, estabelecimentos de restauração e bebidas e equipamentos de uso comum de suporte aos segmentos relevantes e diferenciadores do projeto – Natura, Lifestyle, Wellness, Saúde e Lazer;
Equipamentos de utilização coletiva nas áreas da saúde, da formação em turismo da natureza, espaços de lazer e workshops, comércio e serviços;
Imobiliário residencial;
Central fotovoltaica.
Localização e Enquadramento
Mapa 01
Mapa 02

Potenciar o Turismo de Natureza pressupõe criar infraestruturas na Região para alojar quem ali se desloca e propiciar experiências autênticas de interação com os locais, com o território e com a paisagem.

Conceito do Projeto

Pelas suas características o projeto integrado da Herdade do Arade - com componente turística e não turística - qualifica-se como um investimento estruturante, nos termos do PROT, designadamente como Núcleo de Desenvolvimento Económico (NDE), de tipo III, com relevância nacional para a atividade turística.

São relevantes as seguintes características:

 Dimensão: Área a urbanizar e edificar de 135 hectares (aproximadamente 10% da propriedade);

 Multi-cliente: 5 segmentos de mercado – Lazer, Saúde, Wellness, Lifestyle e Natura;

 Multi-experiência: Coordenado com os diferentes segmentos de mercado e apoiando-se nos vários equipamentos de uso comum;

 Multi-ambiente: Integrados na geografia do terreno e na paisagem, de forma natural e não intrusiva;

 Grau de sofisticação: Quantidade e diversidade de experiências, controle e disciplina interna da entidade administradora comum e da(s) entidade(s) exploradora(s);

 Variedade de alojamento: Habitação privada, estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos turísticos, e parque de campismo/glamping;

 Especialização/temática: Especialização em natureza, descontração e multi-diversão inter e intra geracional, desportos aquáticos, ar livre, wellness, centro náutico, etc..

Os impactos económicos do NDE do Morgado de Arge potenciam a estabilidade da estrutura produtiva, em consequência de melhores condições de produtividade e de competitividade, regional e nacional, gerando valor acrescentado e emprego em diversos setores, o que diminui a sua potencial vulnerabilidade, fruto do abastecimento contínuo de um projeto desta dimensão.

Proposta de Ocupação
 

Componente Turistica

A componente turística, que corresponde a 84% da capacidade do projeto, encontra-se integrada num conjunto turístico, na vertente de Eco- resort, com segmentos diferenciados que se desenvolvem em complemento dos tradicionais produtos de sol, praia/mar e golfe que existem na Região.

Empreendimentos Turísticos: Estabelecimentos Hoteleiros, Aldeamentos, Glamping.

 

Segmento Residencial

A componente imobiliária do projeto compreende condomínio composto por moradias em lote isolado e Apartamentos – com 65 moradias isoladas T3 e T4 e 40 fogos T2 e T3 em edifícios de apartamentos, com um total de 655 camas, a implantar num macrolote com uma área aproximada de 14 hectares.

Empreendimentos: Moradias, Apartamentos;

 

Equipamentos

Equipamentos Turísticos: Country Club, Viveiro, Pet Hotel, Estabelecimentos de Restauração, Recepção, Portaria e Amenities de apoio.

Equipamentos de Uso Comum: Sports Centre, SPA, Wellness & Aesthetical Centre, Atividades Agropecuárias + Equipamentos Associados, Núcleo de Recreio Náutico, Outdoor Water & Land Activities

Equipamentos de Utilização Coletiva: Residências Assistidas, Espaço de formação em desporto e turismo de natureza, Praça do Arade, Praça da Charca, Anfiteatro da Praça.

 

Área Protegida Privada (APP)

O NDE do Morgado de Arge preconiza a candidatura à primeira área protegida privada do Algarve e uma das primeiras do País, como reconhecimento do elevado valor natural e paisagístico existente e potencial do local, tem como principal vocação a conservação da natureza e da biodiversidade.

Com uma área afeta de aproximadamente 440 hectares (30% da área total do projeto), constitui um equipamento de uso comum para a valorização da paisagem da Herdade do Arade, através de programas de conservação e promoção da biodiversidade e ecossistemas, sendo o elemento ordenador do espaço mais relevante da herdade, incluindo equipamentos e serviços localizados em edifícios existentes a reabilitar.

 

Central Fotovoltaica

O NDE do Morgado de Arge prevê a instalação de uma Central Solar, com uma potência instalada de 49 MWp, que abrange uma área de 134,9 hectares, localizada no extremo noroeste da herdade.

Este projeto tem como objetivo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente, a energia solar, contribuindo assim para as metas portuguesas de produção de energia a partir de fontes renováveis, constantes da Estratégia Nacional para a Energia (ENE 2020).

 

Saúde, Desporto e Natureza

Desenvolvimento de equipamentos de saúde como as residências assistidas/ medicalizadas, reforça e complementa a componente de saúde e bem-estar do conjunto turístico a qual se encontrará aberta à comunidade local.

A previsão de um espaço de formação em turismo da natureza, que reforça e complementa a Área Protegida Privada enquanto “laboratório vivo” para o exercício prático e a investigação.

A atividade e a produção agrícola e florestal como verdadeiro suporte da atratividade turística e não como meras atividades complementares de lazer associadas;

Uma menor sazonalidade do projeto ao longo do ano na procura, traduz-se numa taxa de ocupação estimada de aprox. 63%, o que compara com 49% no Algarve e 52% em Portugal

Segmentos

Cruzando as boas práticas hoteleiras com as preferências dos consumidores e as mais recentes tendências turísticas, foram definidos cinco segmentos turísticos em torno dos quais se organiza todo o empreendimento do NDE do Morgado de Arge.

 

Wellness

Consulte a proposta de ocupação para este segmento

 

Natura

Consulte a proposta de ocupação para este segmento

 

Saúde

Consulte a proposta de ocupação para este segmento

 

Lifestyle

Consulte a proposta de ocupação para este segmento

 

Lazer

Consulte a proposta de ocupação para este segmento

 

"O modelo de desenvolvimento do projeto assenta no conceito de turismo de natureza/rural desenvolvido em articulação com a preservação dos valores naturais e patrimoniais, e uma interação com a comunidade local de forma a potenciar o desenvolvimento social e cultural do território."

Promotor
Gravity Intuition, S.A
Arquitetura, Desenho Urbano, Paisagismo, Comunicação e Imagem
Broadway Malyan BM
Sustentabilidade e Energias Alternativas, Tecnologias de Informação
GEOTPU.LAB
Ambiente
Júlio de Jesus, Consultores
Infraestruturas
TPF
Jurídico
Isabel Abalada Matos
Sócio-Economia e Viabilidade Financeira
PwC Portugal
Turismo
Prof.ª Antónia Correia
Infraestruturas Hidráulicas
Consulmar
Tráfego e Acessibilidades
TIS
Ordenamento e Gestão Florestal
Eng. João Carlos Pina
Estudo do Ruído
Certiprojeto
Agricultura e Agro-Indústria
Agro.ges
Levantamento Arquitetónico e Topográfico
Metamorphic Planet
USE Concept
Coordenação e Gestão do Projecto
ZAYINN Consultoria
Como investir no fundo Vega

Os ativos imobiliários têm diferentes naturezas, objetivos programáticos e fases de desenvolvimento. Entre em contacto para mais informações, teremos todo o gosto em apoiar a estruturar o seu investimento.